Inteligência emocional e a importância para o concurseiro

Quinta, 31 de março de 2022

Inteligência emocional e a importância para o concurseiro


Inteligência Emocional (IE) é a capacidade de criar motivação para si próprio e de persistir num objetivo apesar dos percalços; de controlar impulsos e saber aguardar pela satisfação de seus desejos; de se manter em bom estado de espírito e de impedir que a ansiedade interfira na capacidade de raciocinar; de ser empático e autoconfiante; de gerir bem os relacionamentos.

De acordo com Daniel Goleman, autor do Livro Inteligência Emocional, os cinco pilares da IE são Autoconhecimento, Autogestão, Automotivação, Empatia e Gestão de relacionamentos.

A IE é muito importante para todos nós e posso afirmar que é fundamental para aqueles que estão se preparando para concursos. Os estudos atuais tem revelado que o nosso QI contribui somente por 20% para os fatores que determinam o sucesso na vida, os 80% restantes são por conta de outras variáveis, entre elas a Inteligência Emocional.

Por mais que a pessoa se prepare e saiba todo o conteúdo para realizar uma prova, seu raciocínio pode ser bloqueado por suas emoções a ponto de fazê-la errar as questões mais simples ou até mesmo não conseguir realizar a prova.

“Para o bem ou para o mal, quando são as emoções que dominam, o intelecto não pode nos conduzir a lugar nenhum.” Daniel Goleman -

Fora o fato de que sem auto gestão e automotivação a pessoa sequer vai conseguir manter seu ritmo de estudos ou persistir diante da primeira dificuldade ou fracasso.

“No mundo atual, não basta ser inteligente, esperto e preparado para competir. É preciso ter calma e empatia e persistir diante das frustrações para conseguir viver bem no amor, ser feliz com a família e vencer no mercado de trabalho.” Daniel Goleman

Todos os cinco pilares da Inteligência Emocional podem ser desenvolvidos através da prática. O Baralho Terapêutico Inteligência Emocional no Dia a Dia possui 35 atividades direcionadas para desenvolver cada um dos cinco pilares da Inteligência Emocional.

Adquira o seu e se prepare emocionalmente para alcançar seus objetivos.

Psicóloga Aline Oliveira

http://arteemlivroseditora.com.br/produto/detalhe/baralho-inteligencia-emocional-no-dia-a-dia